LABRE-RS Logo

Imagem de uma estação de radoiamador

MAS AFINAL, O QUE FAZ UM RADIOAMADOR?

O Radioamador é a pessoa habilitada a operar um equipamento de rádio transmissão, devidamente habilitada por uma entidade governamental responsável pelas atividades das telecomunicações do país, no caso, Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel. Ela expedirá as licenças e o indicativo de chamada, após o candidato ser aprovado nos exames. Assim, estará apto a se comunicar com outros colegas do Brasil e do Mundo.

O radioamador poderá fazer comunicados de ajuda a outras pessoas em casos de calamidade, ou então, conversar com outros colegas sobre os mais variados assuntos, incluindo assuntos técnicos ou até mesmo transmitir mensagens importantes de interesse público.

As comunicações dos colegas radioamadores poderão ser feitos através de sistema telegráfico, fonia, ou então ainda através de uma transmissão assistida por computador, em modo digital, onde somente com outro computador poderá ser visualizada a mensagem.

Existem radioamadores que se dedicam a fazer contatos com outros colegas, em locais distantes para praticar o chamado DX. O Radioamador também é considerado, neste caso “Dx-man”. Após realizar este comunicado a longa distância, receberá o almejado cartão QSL, que na pratica, é o confirmador de um contato.

O cartão QSL, é um cartão personalizado no tamanho aproximado de 10x15 e contem as informações básicas da estação e do contato. Muitos colegas colecionam estes cartões, como prova para alcançar certificados de reconhecimento nacional e internacional como um troféu pela sua dedicação.

Existem aqueles que praticam o radioamadorismo esportivo. Esta pratica de atividade radio amadorística é competitiva, ou seja, o radioamador participa de campeonatos, o principal é fazer o maior número de contatos possíveis. Estes campeonatos que são regrados por associações de radioamadores ou entidades governamentais e sempre reúnem um grande número de colegas competidores num final de semana como forma de manter o espírito rádio amadorístico da comunicação. A LABRE-RS é organizadora do Concurso Farroupilha que ocorre todos os anos nos meses de setembro.