LABRE-RS Logo

Imagem de uma estação de radoiamador

SOBRE NÓS

imagem farolA LIGA DE AMADORES BRASILEIROS DE RADIOEMISSÃO foi criada em 02 de fevereiro de 1934, com a fusão de duas entidades representativa dos radioamadores dos estados do Rio de Janeiro (Rede Brasileira de Radioamadores, RBR, criada em 13 de fevereiro de 1913) e de São Paulo (Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão, que existia desde 12 de fevereiro de 1931).

No Rio Grande do Sul, havia desde 1932, com sede em Porto Alegre, o Rádio Círculo do Sul. Com a criação da LABRE, os radioamadores gaúchos resolveram filiar-se a ela. Vale ressaltar que o amador Tyrteu Rocha Vianna, 3QA, considerado o primeiro radioamador do Rio Grande do Sul, esteve presente na convenção que criou a Associação Brasileira de Radio Amadores (ABRA) em São Paulo no dia 6 de março de 1926, que em 1931 deu origem a LABRE de São Paulo.

A LABRE hoje é a única representante dos gaúchos a nível nacional por estar ligada a LABRE Central, que por sua vez também está ligada a IARU – International Amateur Radio Union (entidade que representa os interesses dos radioamadores internacionalmente), também com cadeira efetiva junto a UIT – União Internacional de Telecomunicações, com sede em Genebra na Suíça.


A LABRE-RS é uma entidade de direito civil privado, filantrópica, sem fins lucrativos, de utilidade pública, sendo sua principal fonte de renda as mensalidades de seus associados que em troca são representados legitimamente por ela perante as autoridades constituídas, desfrutando ainda o direito de votarem e serem votados, participarem de seu Conselho Deliberativo e Diretoria, terem acesso às dependências de sua sede, receber carteira e certificado de associado e fazer provas organizadas pela associação junto a ANATEL.

OBJETIVOS

O desenvolvimento pessoal através do conhecimento da física, química, geografia, história, línguas, astronomia entre outras ciências se encontram unificadas nas atividades do radioamadorismo.

Desenvolver uma cultura técnica através da comunicação de ponto a ponto ou ainda através de suas atividades coletivas.

Congregar os radioamadores de todas as categorias, visando à união, o desenvolvimento social e o amor à pátria.

ATIVIDADES

foto estaçãoA entidade possui a sua estação oficial, PY3AA, que além de estar habilitada para operar no endereço da sede, também possui licença para operar nas atividades Final de Semana dos Faróis sul Americano, que ocorre todo ano sempre no último final de semana do mês de fevereiro, diretamente na base do farol de Cidreira –BRA025.

Das atividades anuais, a LABRE-RS é criadora do Concurso Farroupilha, que durante a Semana Farroupilha (20 de Setembro) promove uma atividade rádio esportiva (campeonato = Contest) entre os radioamadores a nível nacional e até internacional, nas modalidades de Fonia em SSB e VHF e também em CW para as bandas em HF. Além disto, participa de diversos campeonatos nacionais e internacionais, promovidos pelas entidades coirmãs como forma de incentivo aos colegas radioamadores, pois sendo um rádio clube oportuniza pontos para aqueles que fizerem contato com a sua estação oficial – PY3AA.

Ainda, visando divulgar suas atividades, existe a transmissão do Rádio informativo Semanal QTC, via rádio nas bandas de 80, 40 e 2m. Como também disponibiliza um Boletim Informativo Mensal, via internet, com as principais noticias divulgadas no seu rádioinformativo.

Recentemente, a LABRE conseguiu junto à Assembléia Legislativa a criação da Lei nº 14.347, de 8 de novembro de 2013, instituindo a Semana Estadual do Radioamadorismo a ser comemorada, anualmente, do 1º ao 7º dia do mês de novembro.

foto certificado
A LABRE-RS aguarda a sua visita. Venha conhecer a sede, de segundas a sextas-feiras das 14h às 17h, na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, área.